O quê o economista faz?

>> sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Por que Economia? Afinal, quem faz economia é para aprender a economizar? Em que os economistas trabalham? Estas são as perguntas mais freqüentes para estudantes de economia e para economistas, feitas por aspirantes do curso ou apenas curiosos.

Os pensamentos de um jovem em idade de finalmente responder aquela velha pergunta: - O que você quer ser quando crescer? O momento chegou, rodeiam as mais diversas profissões e se deparam com novas questões, dessa vez feitas por ele mesmo como:
 Quanto vou ganhar? Serei bem sucedido? Como serei visto pela sociedade?

Vamos tentar esclarecer um pouco estas questões, afinal, somos alunos de economia falando para outros alunos, ou futuros alunos deste curso de ciências sociais aplicadas que é amplo em abordagem e rico em conteúdo.

Economia, ou atividade econômica, consiste na produção, distribuição e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego oikonomos (de oikos, 'casa' + nomos, 'costume ou lei', ou também 'gerir, administrar': daí "regras da casa" ou "administração doméstica".) Como ciência social, são estudadas matérias de cunho histórico e teórico para entendimento dos processos de mudanças socias, no entanto, é necessário também, conhecimento matemático e estatístico para o manuseio e aplicação das informações teóricas.

Em relação ao profissional que será e quanto vai ganhar haverá uma série de fatores influenciando: se gosta do que faz, se a economia está acelerada ou desacelerada, qual ramo da ciência econômica está melhor no momento e o que está sendo influenciado, qual a política adotada no campo econômico etc.

Áreas de Atuação: 
As áreas de atuação do economista são muitas, oferecendo ao estudante amplas opções de carreira. Vamos mostrar algumas opções para que possa conhecer um pouco mais onde você, futuro profissional de economia poderá atuar:

Análise de conjuntura econômica e pesquisas
Consultoria e assessoria

Assessoria de projetos agroindustriais / agronegócio

Criação de projetos para obtenção de financiamentos
Desenvolvimento de projetos de infra-estrutura

Orientação em comércio exterior

Elaboração de estudos mercadológicos
Orçamentos
Professor
Perícia
Arbitragem judicial

Economia de empresas
Elaboração da viabilidade econômica de projetos
Entidades de classe

Consultoria em fusão, aquisição e incorporação de empresas

Recálculo de contratos
Estudo e orientação de viabilidade econômica de novas empresas
Desenvolvimento e planejamento econômico

Mercado financeiro
Orientação financeira
Setor público

Caro acadêmico de economia, com este texto mostramos a você a grandiosidade da ciência econômica, a carreira e o proeminente futuro profissional que está a sua frente. Em outros textos detalharemos as diversas áreas citadas.


Marizélia  Ribeiro
Graduanda em Ciências Econômicas
Universidade Federal de Goiás

1 comentários:

Ricardo Rodrigues 26 de fevereiro de 2012 às 17:46  

Bom texto Marizélia, direto e objetivo. Estou ansioso para os desdobramentos dele. Abraços,
Ricardo Rodrigues

Postar um comentário

  © Blogger template Webnolia by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP