Prêmio Jabuti 2012

>> sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Já apresentamos no Blog Corecon Acadêmico uma lista com os livros de economia vencedores do Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro - CBL, desde 2000. (Veja aqui)

Neste ano, a 54ª edição do Jabuti premiou os seguintes livros na categoria Economia, Administração e Negócios:

                                       


1º Lugar - APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL NO BRASIL
Arilda Schmidt Godoy; Claudia Simone Antonello

Uma coletânea de textos de pesquisadores reconhecidos, oferece uma ampla visão da aprendizagem organizacional e de temas relacionados ao conhecimento em organizações no Brasil.

Conta com a contribuição de dois professores convidados que atuam internacionalmente nesta área de pesquisa.

Além de sistematizar textos predominantemente conceituais que abordam o atual debate, busca demonstrar o desenvolvimento de trabalhos nacionais e apresentar temas futuros que cobrem tópicos relacionados à Aprendizagem Organizacional e ao Conhecimento Organizacional.




2º Lugar - A GESTÃO DA AMAZÔNIA: AÇÕES EMPRESARIAIS, POLÍTICAS PÚBLICAS, ESTUDOS E PROPOSTAS
Jacques Marcovitch

Claro e concreto na abordagem da complexidade amazônica, este livro tem como foco a gestão do grande bioma em seus múltiplos aspectos. Expõe fluentemente as questões dominantes no debate interno ou externo sobre os seus principais desafios: biodiversidade, riqueza hídrica, idéias e projetos, desmatamento, conflitos, quadro social, estratégias empresariais. Isso é feito com inteligibilidade pedagógica – traço marcante da obra do autor e cada vez mais necessária na comunicação de políticas públicas.




3º Lugar - EMPRESAS PROATIVAS - COMO ANTECIPAR MUDANÇAS NO MERCADO
Leonardo Araújo; Rogério Gava

Neste livro, Araújo e Gava reforçam a idéia de que "nenhuma empresa é proativa por acaso", apontando as oito capacidades que devem ser desenvolvidas para que se pratique uma verdadeira "gestão proativa". Através de uma linguagem objetiva, os autores mostram como o mecanismo da antecipação pode ser posto em prática, oferecendo um modelo valioso repleto de ferramentas para a aplicação gerencial. Ao longo dos capítulos os leitores encontrarão depoimentos de vários CEOs de empresas bem sucedidas, mostrando a visão desses líderes sobre a proatividade de mercado e sua importância no cenário dos negócios. Além disso, os autores fornecem casos de sucessoem proatividade de mercado de empresas como Fiat, Whirlpool, Pepsico, Tetrapak, Localiza, IBM e Danone, que completam essa perspectiva prática e ajudam o leitor a compreender como tais empresas anteciparam a mudança no mercado, ilustrando as ações e decisões que nortearam sua estratégia proativa. Trata-se de um livro instigante que desafia os gestores que querem ir além de respostas simples às demandas dos clientes e aos movimentos da concorrência. Um roteiro indispensável e atual para a empresa visualizar o futuro e competir nesses tempos de incerteza.

Fora a categoria a qual nos referimos, damos destaque a outros títulos vencedores em outras categorias, sendo estes, relevantes ao profissional e ao estudante de ciências econômicas.

Vencedor na categoria Ciências Humanas:

A POLÍTICA DA ESCRAVIDÃO NO IMPÉRIO DO BRASIL, 1826-1855
Tâmis Parron

Um dos principais méritos deste livro é demonstrar que a abolição do tráfico internacional de escravos, em 1831, não foi uma lei para inglês ver. A partir desse momento, abriu-se caminho para o que iria culminar na extinção da escravidão brasileira, abolida definitivamente em 1888.

O leitor vai acompanhar a construção política dessa evolução histórica e desvendar os laços que uniram intimamente a política e a escravidão no Império do Brasil. Uma pesquisa abrangente, que supera a maior parte dos trabalhos sobre o assunto.




Vencedor na categoria Reportagem e livro do ano de não-ficção:


SAGA BRASILEIRA - A LONGA LUTA DE UM POVO POR SUA MOEDA 

Miriam Leitão

Da hiperinflação ao plano Real, passando pelos congelamentos, planos que não passavam de um verão e o confisco do governo Collor, Miriam Leitão mostra como os brasileiros sofreram até a estabilização da moeda.  Um livro definitivo sobre a história econômica recente do país – já esquecida pelas novas gerações.




Miriam Leitão comentou sobre a premiação ''Quis escrever um livro sobre um país buscando seu caminho. Às vezes, escrevia chorando, era um momento muito dramático. Só eu para chorar com um livro de economia. Isto aqui está além dos meus sonhos e da minha imaginação''*

Comentário retirado de Livros e Pessoas


0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template Webnolia by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP