Livros sobre economia vencedores do Prêmio Jabuti

>> domingo, 25 de março de 2012

O Prêmio Jabuti de Literatura, realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), é o mais importante prêmio literário do Brasil. Lançado em 1959 contemplando apenas sete categorias: Literatura, Capa e Ilustração, Editor do Ano, Gráfico do Ano, Livreiro do Ano. Atualmente engloba 29 categorias que representam todas as fases de criação e produção de um livro. 


A categoria Economia, Administração e Negócios foi introduzida no Jabuti em 1993 e premiou cinco títulos: A Crise do Estado, de Luis Carlos Bresser Pereira; Comunidade Européia - A Construção de uma Potência, de Vera Thorstnsen; Fui Demitido. E Agora?, de Gutemberg Macedo; Gerenciando Pessoas, de Idalberto Chiavenato; Os Negócios e os Direitos, de Vera Helena M. Franco.


No intuito de divulgar a produção nacional de livros com temática econômica, apresentamos a seguir os vencedores do Prêmio Jabuti na categoria Economia, Administração e Negócios de 2000 a 2011:


Vencedor de 2000


A ESTRATÉGIA ROMANOV E OS MENINOS-FALCÃO - ENCADEAMENTOS DE ELOS DE GESTÃO
Luiz Fernando da Silva Pinto


A obra analisa a extraordinária ação de quatro príncipes da Casa Romanov - Teodoro, Sofia, Ivan e Pedro -trazendo à tona o encadeamento estratégico por eles conduzido, um processo que, após 300 anos, mostra-se moderno e contemporâneo. Além de se aprofundar nessas questões, trata-se de uma contribuição à plena compreensão da saga dos Romanov, que tornaram a Rússia uma das principais nações do mundo, posição que mantém em vários campos até hoje. 


Vencedor de 2001


DESNACIONALIZAÇÃO - MITOS, RISCOS  E DESAFIOS 
Org. Antônio Corrêa de Lacerda


Obra plural em abordagens e interpretações é resultado do cuidadoso trabalho de organização do economista Antônio Corrêa de Lacerda que, reunindo importantes especialistas em economia contemporânea, apresenta um cenário não somente de dificuldades e vulnerabilidades para o país, mas também de ações concretas orientadas para um novo padrão de inserção do Brasil, mais ativo e estratégico, na economia globalizada. 




Vencedor de 2002

A DÉCADA DOS MITOS - O NOVO MODELO ECONÔMICO E A CRISE DO TRABALHO NO BRASIL
Márcio Pochmann

Contraponto necessário às teses neoliberais que se fizeram hegemônicas no Brasil notadamente durante a década de 1990. A DÉCADA DOS MITOS desmonta, com maestria de uma das maiores autoridades brasileiras na pesquisa do trabalho, mitos como ''uma melhor distribuição da renda no pós-real'' e o ''alto custo do trabalho no Brasil, entre tantos outros. Texto fundamental para quem quer entender os acontecimentos econômicos da última década com lucidez e senso crítico.



Vencedor de 2003

ECONOMIA DO CONHECIMENTO, CRESCIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL
Coord. João Paulo dos Reis Velloso

Em pronunciamento de abertura do XVI Fórum Nacional (2004), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, louvou-lhe a iniciativa de abordar, de forma integrada e com referência ao Brasil, três temas normalmente tratados separadamente: a economia do conhecimento, o crescimento sustentado e a inclusão social. O propósito deste livro é divulgar os resultados dessa iniciativa: os estudos, pronunciamentos e comentários apresentados durante os quatro dias de duração desse respeitado evento anual.




Vencedor de 2004¹


A DEFESA DO CONSUMIDOR EM QUATRO PASSOS
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor


Com o objetivo de orientar o consumidor a reclamar de forma correta e na hora certa, a Editora Globo lança com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) o livro A defesa do consumidor em quatro passos, com casos reais e respectivos comentários de advogados do instituto. Traz também ferramentas importantes - na hora de exigir os direitos - como modelos de carta, glossário, íntegra do Código de Defesa do Consumidor e uma lista de endereços de órgãos públicos de todo o país, além de entidades que podem ser acionadas pelo consumidor. 



Vencedor de 2005²


ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA (1945-2004)
Fábio Giambiagi


A obra trata dos seguintes temas - os governos JK e a crise não resolvida (1956-1963); o PAEG e o milagre econômico (1964-1973); o II PND e o ajuste externo (1974-1984); a Nova República e a herança da alta inflação; os anos de FHC - 1995-2002; o governo Lula - 2003-2005; o que causa o crescimento econômico; a questão da distribuição de renda; a nova indústria brasileira; as restrições externas e de poupança; regimes cambiais no Brasil; o financiamento do desenvolvimento; a escassez de educação; as necessidades de energia e desigualdades regionais. A obra traz textos de autores como Gustavo Franco, Affonso Celso Pastore, Régis Bonelli, Rogério Studart, e outros. 


Vencedor de 2006


A HUMANIDADE E SUAS FRONTEIRAS - DO ESTADO SOBERANO À   SOCIEDADE GLOBAL
Eduardo Felipe Pérez Matias


Este livro fornece ao leitor uma discussão sobre os elementos empíricos que deram origem ao enfraquecimento dos Estados contemporâneos. Com isso, introduz a idéia da desintervenção ou, em algum grau, sugere a afastabilidade do Estado na solução de controvérsias futuras. Sua preocupação central é a ordem internacional e o estabelecimento de uma governança internacional. Como garantir a não desterritorialização do direito? Como preservar a soberania dos Estados? 




Vencedor de 2007


CELSO FURTADO E O SÉCULO XXI
Fernando José Cardim de Carvalho; João Sabóia


Tem razão João Saboia, organizador deste livro: o pensamento de Celso Furtado, sua herança teórica, sua luta pelo desenvolvimento latino-americano, sua postura ética e sua vocação de servidor público são cada vez mais celebrados como um patrimônio da nação brasileira e de outros países de sua amada América Latina. Este conjunto de trabalhos é resultado de mais um seminário organizado pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) e resgata, recupera, sem cloná-lo, mas também sem anacronismos, o pensamento de Furtado. (Trecho da Introdução do livro)




Vencedor de 2008


CRESCIMENTO ECONÔMICO E DISTRIBUIÇÃO DE RENDA - PRIORIDADES PARA AÇÃO
Org. Jacques Marcovitch

Este livro responde a dez questões econômicas e sociais que se tornaram prioritárias para o Brasil e outros países da América Latina: educação, saúde, emprego, habitação, proteção social, infraestrutura, reforma tributária, inovação, comércio internacional e serviços financeiros. A linha comum entre os textos é a preocupação em ultrapassar o diagnóstico e apresentar proposições concretas, mantendo a objetividade que requerem os temas.Este conjunto de ensaios é uma valiosa contribuição da sociedade civil pra o aperfeiçoamento e implantação de políticas públicas impulsionadoras do crescimento com equidade. 

Vencedor de 2009

 VALORES HUMANOS & GESTÃO - NOVAS PERSPECTIVAS
 Org. Maria Luisa Mendes Teixeira 

Além de textos de pesquisadores de psicologia social essa coletânea apresenta o olhar de quem lida com o dia a dia da administração de empresas e contempla pesquisas relacionando valores humanos a questões de gestão, contribuindo para levar conhecimento a gerentes e diretores. Além disso, resgata o pensamento seminal de pesquisadores que deram origem a diferentes abordagens do estudo de valores humanos. Outro diferencial é o retrato do pensamento de valores na filosofia e uma discussão sobre o conceito, uma vez que o mesmo apresenta aspectos ambíguos. 


Vencedor de 2010

TRABALHO FLEXÍVEL, EMPREGOS PRECÁRIOS?: UMA COMPARAÇÃO BRASIL, FRANÇA, JAPÃO
Nadya Araujo Guimarães; Helena Hirata; Kurumi Sugita

As novas relações de trabalho, a flexibilização das formas de emprego e o crescente desemprego são a temática central desta obra, que reúne a contribuição de sociólogos, economistas e antropólogos do trabalho.O livro é composto por textos de onze autores das três nacionalidades, apresentando uma abordagem comparativa entre as diferentes situações relacionadas às questões do trabalho presentes nesses três países. As contribuições teóricas dividem-se em duas partes: na primeira a dinâmica econômica e o mercado de trabalho são o foco da análise, e a segunda privilegia o relato de experiências relacionadas ao trabalho precário e ao desemprego duradouro.

Vencedor de 2011

MULTINACIONAIS BRASILEIRAS: INTERNACIONALIZAÇÃO, INOVAÇÃO E ESTRATÉGIA GLOBAL
Moacir Miranda de Oliveira Junior e colaboradores

Apresenta casos de sucesso de multinacionais brasileiras, resultados de pesquisas quantitativas e a teoria que ajudará os empresários brasileiros a enfrentar de forma qualificada os desafios da atuação em mercados internacionais 

 




Notas: 
1. Em 2004, a categoria ''Economia, Administração e Negócios'' foi intitulada ''Economia, Administração, Negócios e Direito'', O vencedor foi Ao Encontro da Lei: o novo código civil ao alcance de todos, de José Rodrigues de Carvalho Netto. No entanto, como o enfoque são os livros sobre economia vencedores do Prêmio Jabuti, foi selecionado o 3° colocado para esta publicação.

2. Em 2005, a categoria ''Economia, Administração e Negócios'' foi intitulada ''Ciências Exatas, Tecnologia, Informática, Economia, Administração, Negócios e Direito''. O vencedor foi Os 50 Mandamentos do Marketing, de Francisco Alberto Madia de Sousa. No entanto, como o enfoque são os livros sobre economia vencedores do Prêmio Jabuti, foi selecionado o 2° colocado para esta publicação.  

*** As sinopses dos livros foram recolhidas dos sites das editoras de cada obra.


Victor Paulo Archanjo de Paiva
Graduando em Ciências Econômicas
Universidade Federal de Goiás 







0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template Webnolia by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP