Vencedor de 2004¹
A DEFESA DO CONSUMIDOR EM QUATRO PASSOS
Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor
Com o objetivo de orientar o consumidor a reclamar de forma correta e na hora certa, a Editora Globo lança com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) o livro A defesa do consumidor em quatro passos, com casos reais e respectivos comentários de advogados do instituto. Traz também ferramentas importantes - na hora de exigir os direitos - como modelos de carta, glossário, íntegra do Código de Defesa do Consumidor e uma lista de endereços de órgãos públicos de todo o país, além de entidades que podem ser acionadas pelo consumidor.
Vencedor de 2005²
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA (1945-2004)
Fábio Giambiagi
A obra trata dos seguintes temas - os governos JK e a crise não resolvida (1956-1963); o PAEG e o milagre econômico (1964-1973); o II PND e o ajuste externo (1974-1984); a Nova República e a herança da alta inflação; os anos de FHC - 1995-2002; o governo Lula - 2003-2005; o que causa o crescimento econômico; a questão da distribuição de renda; a nova indústria brasileira; as restrições externas e de poupança; regimes cambiais no Brasil; o financiamento do desenvolvimento; a escassez de educação; as necessidades de energia e desigualdades regionais. A obra traz textos de autores como Gustavo Franco, Affonso Celso Pastore, Régis Bonelli, Rogério Studart, e outros.
Vencedor de 2006
A HUMANIDADE E SUAS FRONTEIRAS - DO ESTADO SOBERANO À SOCIEDADE GLOBAL
Eduardo Felipe Pérez Matias
Este livro fornece ao leitor uma discussão sobre os elementos empíricos que deram origem ao enfraquecimento dos Estados contemporâneos. Com isso, introduz a idéia da desintervenção ou, em algum grau, sugere a afastabilidade do Estado na solução de controvérsias futuras. Sua preocupação central é a ordem internacional e o estabelecimento de uma governança internacional. Como garantir a não desterritorialização do direito? Como preservar a soberania dos Estados?
Vencedor de 2007
CELSO FURTADO E O SÉCULO XXI
Fernando José Cardim de Carvalho; João Sabóia
Tem razão João Saboia, organizador deste livro: o pensamento de Celso Furtado, sua herança teórica, sua luta pelo desenvolvimento latino-americano, sua postura ética e sua vocação de servidor público são cada vez mais celebrados como um patrimônio da nação brasileira e de outros países de sua amada América Latina. Este conjunto de trabalhos é resultado de mais um seminário organizado pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) e resgata, recupera, sem cloná-lo, mas também sem anacronismos, o pensamento de Furtado. (Trecho da Introdução do livro)
Vencedor de 2008
CRESCIMENTO ECONÔMICO E DISTRIBUIÇÃO DE RENDA - PRIORIDADES PARA AÇÃO
Org. Jacques Marcovitch
Este livro responde a dez questões econômicas e sociais que se tornaram prioritárias para o Brasil e outros países da América Latina: educação, saúde, emprego, habitação, proteção social, infraestrutura, reforma tributária, inovação, comércio internacional e serviços financeiros. A linha comum entre os textos é a preocupação em ultrapassar o diagnóstico e apresentar proposições concretas, mantendo a objetividade que requerem os temas.Este conjunto de ensaios é uma valiosa contribuição da sociedade civil pra o aperfeiçoamento e implantação de políticas públicas impulsionadoras do crescimento com equidade.
Vencedor de 2009
VALORES HUMANOS & GESTÃO - NOVAS PERSPECTIVAS
Org. Maria Luisa Mendes Teixeira
Além de textos de pesquisadores de psicologia social essa coletânea apresenta o olhar de quem lida com o dia a dia da administração de empresas e contempla pesquisas relacionando valores humanos a questões de gestão, contribuindo para levar conhecimento a gerentes e diretores. Além disso, resgata o pensamento seminal de pesquisadores que deram origem a diferentes abordagens do estudo de valores humanos. Outro diferencial é o retrato do pensamento de valores na filosofia e uma discussão sobre o conceito, uma vez que o mesmo apresenta aspectos ambíguos.
Vencedor de 2010
TRABALHO FLEXÍVEL, EMPREGOS PRECÁRIOS?: UMA COMPARAÇÃO BRASIL, FRANÇA, JAPÃO
Nadya Araujo Guimarães; Helena Hirata; Kurumi Sugita
As novas relações de trabalho, a flexibilização das formas de emprego e o crescente desemprego são a temática central desta obra, que reúne a contribuição de sociólogos, economistas e antropólogos do trabalho.O livro é composto por textos de onze autores das três nacionalidades, apresentando uma abordagem comparativa entre as diferentes situações relacionadas às questões do trabalho presentes nesses três países. As contribuições teóricas dividem-se em duas partes: na primeira a dinâmica econômica e o mercado de trabalho são o foco da análise, e a segunda privilegia o relato de experiências relacionadas ao trabalho precário e ao desemprego duradouro.
Vencedor de 2011
MULTINACIONAIS BRASILEIRAS: INTERNACIONALIZAÇÃO, INOVAÇÃO E ESTRATÉGIA GLOBAL
Moacir Miranda de Oliveira Junior e colaboradores
Apresenta casos de sucesso de multinacionais brasileiras, resultados de pesquisas quantitativas e a teoria que ajudará os empresários brasileiros a enfrentar de forma qualificada os desafios da atuação em mercados internacionais
Notas:
1. Em 2004, a categoria ''Economia, Administração e Negócios'' foi intitulada ''Economia, Administração, Negócios e Direito'', O vencedor foi Ao Encontro da Lei: o novo código civil ao alcance de todos, de José Rodrigues de Carvalho Netto. No entanto, como o enfoque são os livros sobre economia vencedores do Prêmio Jabuti, foi selecionado o 3° colocado para esta publicação.
2. Em 2005, a categoria ''Economia, Administração e Negócios'' foi intitulada ''Ciências Exatas, Tecnologia, Informática, Economia, Administração, Negócios e Direito''. O vencedor foi Os 50 Mandamentos do Marketing, de Francisco Alberto Madia de Sousa. No entanto, como o enfoque são os livros sobre economia vencedores do Prêmio Jabuti, foi selecionado o 2° colocado para esta publicação.
*** As sinopses dos livros foram recolhidas dos sites das editoras de cada obra.
Victor Paulo Archanjo de Paiva
Graduando em Ciências Econômicas
Universidade Federal de Goiás
0 comentários:
Postar um comentário