Review - Excursão CORECON Acadêmico - Banco Central/COFECON

>> terça-feira, 20 de março de 2012

No dia 16 de março de 2012, a partir das 08:00 da manhã começavam a se reunir na praça universitária, em Goiânia, estudantes de faculdades de economia do estado de Goiás. Era o começo da excursão rumo ao Banco Central do Brasil em Brasília, 1º evento realizado pela nova diretoria do Corecon Acadêmico de Goiás. Estavam lá reunidos estudantes das Faculdades Alfa, PUC-Goiás, UFG e Unifan, além da presença do economista e conselheiro do Corecon- GO, Abdenis Martins Teixeira, todos aguardando o começo da viagem.

Saída da Excursão rumo a Brasília
Quando já eram aproximadamente 09:00 horas todos já estavam dentro do ônibus, a contagem de passageiros já tinha sido feita e estávamos prontos para partir. Recebemos uma ligação do presidente do Corecon-GO, Álen Rodrigues de Oliveira, desejando a todos uma boa viagem e que aproveitássemos ao máximo o evento. Mensagem esta repassada aos alunos pelo presidente do Corecon Acadêmico, Ricardo Rodrigues, que também aproveitou para desejar a todos uma boa viagem e explicar os principais motivos da excursão: a integração dos estudantes de economia além de fomentar o desenvolvimento cultural, científico e acadêmico.
Feito isso, começava a excursão rumo à Brasília. Durante a viagem, os participantes puderam interar-se sobre a estrutura e o enfoque dos cursos de economia das diferentes instituições de ensino que iam representadas. Após uma parada para lanchar, retomamos o caminho e começou a exibição da 1° Mostra de Filmes Corecon Acadêmico, com o filme “O Mercador de Veneza”, filme inspirado na obra de William Shakespeare, que retrata a condições sociais, políticas e econômicas da Europa do século XVI.

Visita ao Museu de Valores do Banco Central do Brasil
Chegamos à Brasília já eram quase 13 horas. Um pouco de chuva para nos recepcionar. Fomos direto ao restaurante do Ministério do Esporte para almoçar. Com a energia recuperada fomos, finalmente, direto ao imponente prédio do Banco Central. Após muitas fotos, começamos a visita ao Museu de Valores, onde pudemos ver e aprender, entre outras coisas, a história e o processo de fabricação da moeda brasileira, além de compreendermos a importância da instituição do Banco Central e a força da moeda. Várias peças em exposição além de um filme e a ajuda de monitores nos ajudaram nesse processo de aprendizado. Na saída do Museu de Valores ganhamos alguns brindes informativos e em seguida passamos Galeria Vanguarda Modernista onde vimos belos e interessantes quadros de Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti e Portinari, entre outros.
Estudantes visitam a Galeria Vanguarda Modernista
no Banco Central
Após várias fotos, conversas, risadas e aprendizado terminava o nosso passeio no Banco Central. Mas em seguida então veio a surpresa da viagem: uma visita ao CORECON -DF com representantes do COFECON - Conselho Federal de Economia. Fomos bem recepcionados, sendo distribuídos kits com vários informativos interessantes sobre a economia e o economista. Ouvimos as palavras de representantes do Conselho Federal de Economia e do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal – CORECON-DF, além de uma palestra sobre a formação acadêmica, a ética profissional e o mercado de trabalho do economista com o professor César Augusto Bergo. Para terminar a reunião algumas palavras do Vice-Presidente do Corecon Acadêmico Victor Paulo Archanjo de Paiva, mostrando toda nossa felicidade e a importância da participação estudantil nesse evento, participação esta que também surpreendeu e agradou todos os membros do COFECON e do CORECON-DF.
Professor César Augusto Bergo
Acadêmicos de Economia participam de palestra 
Após a reunião alguns sortudos ganharam alguns brindes como camisetas e alguns exemplares do livro Formação Econômica do Brasil, de Celso Furtado, oferecidos pelo Cofecon. Ainda aproveitamos de um delicioso lanche oferecido pelo Conselho e em seguida partimos (debaixo de um pouco de chuva) de volta para Goiânia. Na volta, a exibição do filme Uma mente Brilhante, sobre o matemático John Nash, cujos estudos foram importantes para a ciência econômica.
Esclarecemos aqui, também, a questão do horário de retorno , ponto de crítica de alguns participantes. Realmente, no começo do planejamento da excursão e nos primeiros anúncios que fizemos a respeito, a previsão de chegada em Goiânia era às 19 horas. Porém, nos últimos dias antes da excursão, conseguimos acrescentar a visita ao Cofecon e infelizmente não conseguimos avisar a todos com antecedência. Desculpamo-nos, o horário será algo que iremos nos concentrar melhor nos próximos eventos.
Enfim, a excursão ao Banco Central do Brasil foi muito proveitosa aos olhos do Corecon Acadêmico e acreditamos e esperamos sinceramente que também tenha sido para os estudantes que participaram. Opinem e comentem!  Até o próximo evento!

Estudantes premiados com livro Formação Econômica do Brasil, de Celso Furtado,
oferecidos pelo COFECON.































O CORECON Acadêmico agradece ao CORECON-GO e a todos os envolvidos e participantes da Excursão ao Banco Central/COFECON.



EQUIPE CORECON ACADÊMICO
CONSELHO ACADÊMICO DE ECONOMIA - GOIÁS




0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template Webnolia by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP